segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Doutrina do Espirito Santo


  
Doutrina do Espirito Santo ( pneumatologia)


       
QUEM É O ESPÍRITO SANTO?
Espírito Santo é o termo usado para traduzir o termo hebraico Ruach HaKodesh, utilizado na Bíblia hebraica (Velho Testamento) para se referir à presença de Deus na forma experimentada por um ser humano. No Cristianismo o Espírito Santo é a terceira pessoa da Santíssima Trindade. Entre os cristãos, o Espírito Santo também é chamado de CONSOLADOR ( do grego Parácleto), que significa alguém enviado para ficar ao lado de outrem (João 14.16).
A PESSOA DO ESPÍRITO SANTO
Duas palavras identificam a personalidade do Espírito Santo: Santo e Espírito. Santo (do Grego Hagios): Venerável, Digno de Veneração, Sem pecado, Puro, Reto, Oposto a toda impureza. Espírito (do Grego Pneuma): Vento, Sopro, Óleo, Respiração, Vida, Poder.
(1)    "Pai, Filho e Espírito Santo" (Mt 3.16,17;28.19).(2) Ele é uma Pessoa    com quem podemos nos comunicar e nos familiarizar. (Fp 2.1; 2 Co 13.13).
PRÉ – PENTECOSTAL – O Espírito Santo preexistia como a terceira
pessoa da divindade, e nessa qualidade esteve sempre ativo, mas o período que antecedeu ao dia de Pentecoste não foi a época de sua atividade especial. O período do Antigo Testamento foi de preparação e espera.
Encontramos uma notável diferença existente em sua ministração no Antigo e no Novo testamento. Ele é referido por 88 vezes no Antigo Testamento, e mais de metade desse número de vezes somente no livro de Atos, enquanto que em todo o N.T. ele é mencionado mais de 03 vezes para cada referência que lhe é feita no Antigo.
Durante esse período pré-Pentecostal, o Espírito descia sobre os homens apenas temporariamente, afim de inspirá-los para algum serviço especial, e deixava-os quando essa tarefa ficava terminada.
O Espírito santo no Velho Testamento
O Espírito Santo estava ativo no Velho Testamento. Ele participou da criação: "A terra... estava sem forma e vazia; havia trevas sobre a face do abismo, e o Espírito de Deus pairava por sobre as águas" (Gênesis 1:2). Quando Deus disse, "Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança", ele estava provavelmente falando ao Filho e ao Espírito, desde que todos os três trabalharam ativamente para criar o homem (Gênesis 1:26). O Espírito revelou as palavras do Velho Testamento a homens como Davi: "O Espírito do Senhor fala por meu intermédio, e a sua palavra está na minha língua" (2 Samuel 23:2). O Novo Testamento confirma que "homens... falaram da parte de Deus, movidos pelo Espírito Santo" (2 Pedro 1-21; veja Hebreus 10:15; Atos 28:25). O

ESPíRITO ATUANDO ENTRE OS PROFETAS

Os profetas no Velho Testamento tinham a tarefa de entregar mensagens do Espírito de Deus para o povo. Era importante para o povo saber a diferença entre um falso profeta e o verdadeiro profeta de Deus. O termo "Espírito Santo" é usado nos Salmos e em Isaías para separar o Espírito de Deus de qualquer outro espírito, tanto de homem quanto de Deus (Salmo 51:11; Isaías 63:10-11). Um falso profeta não tinha o Espírito Santo. Um profeta que tinha uma mensagem do Espírito Santo deveria ter o caráter de uma pessoa obediente a Deus. O povo poderia reconhecer o falso profeta pela avaliação de seu caráter bem como pela mensagem que ele entregava. Os profetas escreveram sobre o Espírito de duas maneiras significativas. O Espírito inspirava profecia que seria conhecida novamente no futuro, quando Jesus estivesse na terra. Os últimos profetas, como Ezequiel, Ageu e Zacarias, proclamaram que o Espírito era o inspirador da profecia. Isto significa que o Espírito lhes deu as palavras que proclamaram e registraram. O Espírito de Deus era responsável por tudo que os escritores da Bíblia registraram. Os profetas também escreveram que Deus mostraria seu poder através do Espírito no futuro. Isaías profetizou que o Espírito viria outra vez para ungir um homem que traria salvação para todas as pessoas (Isaías 11:2; Isaías 42:1; Isaías 61:1). Ele estava falando de Jesus, o Messias. O Messias era o rei que os judeus estavam esperando. Através de Jesus, o Espírito teria liberdade sobre Israel (Ezequiel 39:29; Joel 2:28-29; Zacarias 12:10) como parte de uma nova aliança entre Deus e o homem (Jeremias 31:31-34; Ezequiel 36:26-27). A aliança era uma promessa de Deus de que mandaria seu Espírito para dirigir seu povo. Os israelitas haviam quebrado sua antiga aliança com Deus porque continuaram a desobedecê-lo. Sob a nova aliança, Deus prometeu perdoá-los Entre o tempo do Velho e do Novo Testamento, acreditava-se que o Espírito não estava mais presente em Israel. Durante aquele tempo a voz do Espírito não era mais ouvida através da voz dos profetas. Mas o Espírito foi conhecido de novo quando o Messias, Jesus Cristo, veio à terra.


PÓS – PENTECOSTAL – Este período que se estende do dia de Pentecoste até os nossos dias pode legitimamente ser chamado de dispensação do Espírito. Após o dia de Pentecoste, por meio do Espírito Santo, Deus veio para habitar nos homens. Ele vem para permanecer. O dia de Pentecoste marcou o raiar de um novo dia nas relações entre o Espírito Santo e a humanidade. Ele veio para habitar na Igreja. A Igreja, o verdadeiro corpo de Cristo, habitado pelo Espírito Santo de Deus, é tão indestrutível como o Trono de Deus..
    ATRIBUTOS DIVINOS
*ETERNIDADE – Hb 9 : 14 *ONIPRESENÇA – Sl 139 : 7 – 10 *ONIPOTÊNCIA– Lc1:35
*ONISCIÊNCIA – I Cort 2 : 10 –11 *VERDADE – I Jo 5 : 6 *SANTIDADE – Lc 11 : 3
*VIDA – Rm 8 : 2 *SABEDORIA – Is 40 : 13    
    ATRIBUTOS PESSOAIS

   1)  Ele ensina (Jo 14.26).
   2) Ele guia (Rm 8.14).
   3) Ele comissiona (At 13.4).
   4) Ele dá ordens a homens (At 8.29).
   5) Ele age no homem (Gn 6.3). 
   6) Ele intercede (Rm 8.26). 7)
   7) Ele fala (Jo 15.26; 2Pe 1.21).

TIPOS E ILUSTRAÇÕES DO ESPÍRITO

Vestimenta ( Lc 24.49)
Pomba (Mt 3.16; Mc 1.10; Lc 3.22; Jo 1.32)
Penhor (2Co 1.22; 5.5; Ef 1.14)
Fogo (At 2.3)
Óleo (Lc 4.18; At 10.38; 2Co 1.21; 1Jo 2.20)
Selo (2Co 1.22; Ef 1.13; 4.30)
Servo ( Gn 24)
Água (Jo 4.14; 7.38,39)
Vento (Jo 3.8; At 2.1,2)

A OBRA DO ESPÍRITO NA SALVAÇÃO

A) Convencimento: (Jo 16.8-11)
1) Definição: Convencer (Jo 16.8) significa esclarecer a verdade do evangelho perante a pessoa não salva, de modo que seja reconhecida como verdade, quer a pessoa receba ou não a cristo como seu Salvador.
2) Detalhes:
a) Do pecado. O estado pecaminoso do homem se deve à sua incredulidade.
B) Da Justiça. O homem é convencido da justiça de Cristo porque Ele ressurgiu e ascendeu à direita do Pai.
C) Do juízo. O Espírito convence sobre o juízo vindouro porque satanás (o maior inimigo) já foi julgado.

B) Regeneração: (Tt 3.5)
1) Definição: O ato divino de geração espiritual, pelo qual Ele comunica vida eterna e nova natureza.
2) Meio: É a obra de Deus, particularmente do Espírito  (Jo 3.3-7; Tt 3.5). A fé é o requisito humano em presença do qual o Espírito regenera, e a Palavra de Deus fornece o conteúdo cognitivo da fé.
3) Características:
a) É um ato instantâneo, não um processo (embora seus antecedentes e conseqüências possam ser processos). 
b) É não-experimental (não se deriva ou baseia em experiência, embora seja seguida das experiências comuns à vida cristã).
4) Conseqüências:
a) Uma nova natureza (2Co 5.17)   
b) Uma nova vida ( 1Jo 2.29).

C) Habitação: ( 1Co 6.19).
1) As pessoas habitadas: Todos os verdadeiros crentes, porque:   
a) Mesmos crentes em pecado desfrutam da habitação (1Co 6.19)
b) O Espírito é um dom ( Rm 5.5)
c) A ausência do Espírito é prova da condição de não-salvo (Rm 8.9).                   
2) A Permanência da habitação: Os crentes podem perder a plenitude do Espírito, mas não a Sua habitação (Jo 14.16).
3) Problemas com a habitação:
a) A obediência é uma condição  (At 5.32)? Sim, mas a obediência à fé cristã (At 6.7; Rm 1.5)
b) Algumas pessoas não foram apenas temporariamente habitadas? Sim, mas apenas antes do dia de Pentecostes (1Sm 16.14) 
c) Qual a relação entre a unção e a habitação? Elas ocorrem ao mesmo tempo, mas com propósitos diferentes: a habitação é a presença de Deus na vida do crente, ao passo que a unção o capacita a ser ensinado pelo Espírito (1Jo 2.20,27).
     
Dons do Espírito Santo
Dons do Espírito Santo, segundo a Bíblia, são atributos proporcionados sobrenaturalmente aos cristãos pelo Espírito Santo. Segundo o texto bíblico da 1ª carta de Paulo aos Coríntios,[1] existem nove diferentes dons possíveis de serem alcançados pelo cristão. Estes dons são postos em prática em comunidades cristãs, independentemente de sua razão confessional, por pessoas reconhecidamente cristãs em sua fé e prática. Foram bastante importantes na igreja cristã primitiva para a evangelização do mundo então conhecido. Atualmente, verifica-se a utilização de tais dons na renovação carismática, movimento que tem seu esteio na Igreja Católica Apostólica Romana, nas igrejas protestantes pentecostais e neopentecostais. É uma expressão estudada na teologia cristã. Segundo o autor da Primeira Epístola aos Coríntios, seria doado para o que fosse útil (12:7), e repartido a cada um segundo a vontade do Espírito Santo (12:11); existindo diferentes tipos de dons:
A enumeração dos dons é proferida na Primeira Epístola aos Coríntios, no capítulo 12, sendo eles:
·    Palavra da sabedoria;
·    Palavra do conhecimento;
·    Fé;
·    Dons de curar;
·    Operação de maravilhas;
·    Profecia;
·    Discernimento de espíritos;
·    Variedade de línguas;
·    Interpretação de línguas.
Classificação dos dons

Dons de inspiração

Profecia

Interpretação de língua

Variedade de língua

Dons de revelação

Discernimento de espírito

Palavra de sabedoria

Palavra de conhecimento

Dons de Poder



Dons de cura

Operação de maravilha
O Fruto do Espírito Santo é um conceito teológico cristão contido no Novo Testamento, na carta do Apóstolo São Paulo aos Gálatas. A passagem descreve o "fruto" como o que se espera de resultado na vida de quem o Espírito Santo tem atuado, em contraste com as Obras da carne na vida daquele que não tem o Espírito Santo e conseqüentemente não herdará o Reino de Deus.
Gálatas 5:19-23 "Ora, as obras da carne são manifestas, as quais são: a prostituição, a impureza, a lascívia, a idolatria, a feitiçaria, as inimizades, as contendas, os ciúmes, as iras, as facções, as dissensões, os partidos, as invejas, as bebedices, as orgias, e coisas semelhantes a estas, contra as quais vos previno, como já antes vos preveni, que os que tais coisas praticam não herdarão o reino de Deus. Mas o fruto do Espírito é: o amor, o gozo, a paz, a longanimidade, a benignidade, a bondade, a fidelidade, a mansidão, o domínio próprio; contra estas coisas não há lei."

 O QUE É FRUTO DO ESPIRITO?
são virtudes e qualidades expressas no carater cristãos; qualidades e virtudes estas que havia na pessoa bendita de Jesus, no seu ministério terreno; e que é introduzido em nós através do Espírito Santo;
 FRUTO; "e não frutos"
em Gálatas 5.22, lemos; "MAS O FRUTO DO ESPIRITO É; CARIDADE,GOSO,PAZ,LONGANIMIDADE,BENIGNIDADE,BONDADE, FÉ,MANSIDAO,TEMPERANÇA."
vejam bem a palavra fruto aparecem no singular e
não no plural, o que nos leva a entender que; são nove virtudes, que fazem parte de um todo, de maneira que se faltar uma destas virtudes em nós não estamos completos. "Tg;1.4"(tenha porém, a paciência a sua obra perfeita, para que seja perfeito e completos, sem faltar em coisas alguma."
  QUAL O PRINCíPIO DA FRUTIFICAÇÃO?
encontra-se em Genesis 1.11,observe que; cada planta e árvore
devia produzir fruto segundo a sua espécie, e a frutificação espiritual segue o mesmo critério... quais estão sendo os nossos frutos?,somos espirituais?,ou somos carnais?...segundo a nossa espécie...
  QUAL É SUA ESPECIE?   
Rm 6.12 "não reine,portanto,o pecado em vosso corpo mortal,para lhe obedecerdes em suas concupiscências. ( Gl 5.17 ) porque a carne cobiça contra o Espírito e o Espírito contra a carne e este opõem  um ao outro; para que não façais o que quereis.
  Aqui está o segredo de nossa vitória, temos que nos submeter ao
domínio do Espírito e deixar que Ele no guie e nos oriente em todas as nossas decisões, e em toda a nossa caminhada, fazendo assim nos tornaremos um solo fértil onde a virtudes do fruto do espírito será produzido em nós, então passaremos a ter o mesmo sentimento de cristo...Fp 2.5

O Espírito foi uma promessa de Jesus...

Antes de mais não se trata de um espírito qualquer, muito menos uma espécie de fantasma. Também não é uma realidade ausente e misteriosa, como alguns pensarão. É uma pessoa. Ele apresenta todas as características de uma pessoa: pensa (At. 15, 28), que fala (At. 1, 16), Dirije (Rom. 8, 14), pode entristecer-se (Ef. 4, 30).
O Espírito foi precisamente uma promessa de Jesus. Jesus, após a sua morte, aparece aos seus apóstolos, dando-lhes numerosas provas da sua ressurreição. E antes de subir ao Céu recomendou-lhes que não se afastassem da cidade de Jerusalém, mas que esperassem aí o Espírito Santo.
Foi nessa ocasião que disse: «Ides receberas uma força, do Espírito Santo, que descerá sobre vós,e seres minhas testemunhas em Jerusalém, por toda a Judéia e Samaria, até aos confins do mundo» (At. 1, 6-8).
Esta promessa foi feita por Jesus aos seus apóstolos antes de partir para junto do Pai: irão receber uma força que fará de vós minhas testemunhas. Ou seja, Jesus tinha consciência que sem essa força eles teriam medo e não dariam testemunho d’Ele. Por isso, podemos concluir que o Espírito é a força, é o dinamismo, é o impulso que nos faz agir e dar testemunho.

O dia do Pentecostes


E esse dia chegou. Chegou e transformou radicalmente a vida daqueles apóstolos que tinham medo de anunciar Jesus Cristo. Essa transformação aconteceu no dia de Pentecostes porque o Espírito Santo desceu sobre os Apóstolos e os demas que estavam no cenaculo. É este dia que marca o início da Igreja.
«Quando chegou o dia de Pentecostes, encontravam-se todos reunidos no mesmo lugar. De repente, ressoou, vindo do céu, um som comparável ao de forte rajada de vento, que encheu toda a casa onde eles se encontravam. Viram então aparecer umas línguas, à maneira de fogo, que se iam dividindo, e pousou sobre cada um deles. Todos ficaram cheios do Espírito Santo e começaram a falar outras línguas, conforme o Espírito lhes inspirava que se exprimissem.» (at. 2, 1-4).   
    Os apóstolos até este dia viviam dentro de casa, com as portas trancadas, com medos dos judeus, com medo que lhes acontecesse o mesmo que a Jesus. Mas neste dia de Pentecostes, depois da descida do Espírito Santo, saíram  e, sem medo, começaram a falar de Jesus e da sua mensagem.
    A multidão não compreende o que se passa. Pedro levanta-se então e começa a explicar. Ele insiste sobre a promessa de Deus no Antigo Testamento e de Jesus no Novo Testamento. Quando a multidão que pergunta o que deve fazer, Pedro responde que era necessário que pessoas receberam e viverem como batizadas.
Por causa do testemunho que deram, começaram a ser ameaçados, perseguidos, presos... Mas nada disso os fazia parar. Levados pela força do Espírito Santo espalharam-se pelo mundo a pregar o Evangelho até serem mortos.


O ESPÍRITO SANTO NA VIDA DOS APÓSTOLOS

Os apóstolos eram homens especialmente escolhidos para testemunhar a ressurreição de Jesus. Tinha qualificações: Lucas 24:48; Atos 1:8; 1 João 1:1-2 e credenciais: 2 Coríntios 12:12; 1 Coríntios 9:1; Atos 1:21, 22; 8:18. Eles tinham o poder de fazer cair o Espírito (e assim receber poder) pela imposição das suas mãos. Devido a seu papel importante dado por Jesus, O Espírito tinha uma função bem especial nas suas vidas e ministérios.
O Espírito foi prometido aos apóstolos como uma presença íntima.

João 14:16-19 E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, a fim de que esteja para sempre convosco,  o Espírito da verdade, que o mundo não pode receber, porque não no vê, nem o conhece; vós o conheceis, porque ele habita convosco e estará em vós.  Não vos deixarei órfãos, voltarei para vós outros. 19 Ainda por um pouco, e o mundo não me verá mais; vós, porém, me vereis; porque eu vivo, vós também vivereis.
João 20:22 E, havendo dito isto, soprou sobre eles e disse-lhes: Recebei o Espírito Santo.
(“Soprou sobre eles” - Simbolizando a concessão do Espírito Santo, desde que a palavra para “sopro” e “espírito” é a mesma no grego e no hebraico. Alguns estudiosos modernos consideram a relação entre estes versículos e Atos 2 irreconciliáveis. Mas não existe indicação aqui de que os apóstolos tenham recebido o Espírito Santo nesta ocasião. Jesus estava-lhes assegurando simbolicamente, no domingo da ressurreição, o que lhes prometera que ocorreria, em Atos 2 . Nesse contexto, não há nenhuma indicação deles terem recebido o Espírito Santo. Em Atos 1:4-5 é que Jesus lhes ordena para eles esperarem a promessa da vinda do Espírito Santo. E de fato essa promessa é cumprida em Atos cap. 2. )
  I. O Dom do Espírito Santo é para todos os cristãos

    Desde então, o Espírito está conosco. A promessa já se cumpriu. Cada cristão recebe esta promessa. Ela já não é apenas para alguns homens ou mulheres é para todos os cristãos. Para cada um de nós.
De fato, todos os cristãos precisam dessa força para falar de Jesus e viver como Ele viveu. Por isso, Deus quer derramar o seu Espírito sobre cada um de nós porque sabe que sem Ele não somos capazes de viver o Evangelho. É Ele que diz: «... Derramarei o meu Espírito sobre toda a criatura» (Act. 2, 17) (Cf. At. 2. 39).
    Podemos saber quem é o Pai, podemos conhecer toda a vida de Jesus, mas se não tomamos consciência do Espírito não podemos ser cristãos. Porque só há uma maneira de ser cristão é procurar viver como Jesus viveu.
    Eis a razão pela qual não é possível – em rigor - ser cristão não praticante. Se não pomos em prática não somos cristãos. Se não procuramos viver como Jesus viveu não somos cristãos. Ser «cristão» significa ser «Cristo».
    O Espírito é a força que nos ajuda a pôr em prática o Evangelho. Por isso, quando somos batizamos somos batizados no Espírito e quando somos crismados somos confirmados nesse mesmo Espírito.


 II. Os apóstolos viram como testemunhas oculares toda a vida ministerial de Jesus. Agora o Espírito, pela pregação e pelos milagres iria testemunhar com eles.
Marcos 16:19-20 De fato, o Senhor Jesus, depois de lhes ter falado, foi recebido no céu e assentou-se à destra de Deus. 20 E eles, tendo partido, pregaram em toda parte, cooperando com eles o Senhor e confirmando a palavra por meio de sinais, que se seguiam.

15:26-27 Quando, porém, vier o Consolador, que eu vos enviarei da parte do Pai, o Espírito da verdade, que dele procede, esse dará testemunho de mim; 27 e vós também testemunhareis, porque estais comigo desde o princípio.

Hebreus 2:3-4 como escaparemos nós, se negligenciarmos tão grande salvação? A qual, tendo sido anunciada inicialmente pelo Senhor, foi-nos depois confirmada pelos que a ouviram; 4 dando Deus testemunho juntamente com eles, por sinais, prodígios e vários milagres e por distribuições do Espírito Santo, segundo a sua vontade.

1 Tessalonicenses 1:5 porque o nosso evangelho não chegou até vós tão-somente em palavra, mas, sobretudo, em poder, no Espírito Santo e em plena convicção, assim como sabeis ter sido o nosso procedimento entre vós e por amor de vós.
III. Quando foram presos por causa do nome de Jesus, O Espírito lhes deu a sua defesa.
Mateus 10:16-20 Eis que eu vos envio como ovelhas para o meio de lobos; sede, portanto, prudentes como as serpentes e símplices como as pombas. 17 E acautelai-vos dos homens; porque vos entregarão aos tribunais e vos açoitarão nas suas sinagogas; 18 por minha causa sereis levados à presença de governadores e de reis, para lhes servir de testemunho, a eles e aos gentios. 19 E, quando vos entregarem, não cuideis em como ou o que haveis de falar, porque, naquela hora, vos será concedido o que haveis de dizer, 20 visto que não sois vós os que falais, mas o Espírito de vosso Pai é quem fala em vós.
IV.Durante a vida de Jesus, os apóstolos não entenderam e não aprenderam muitas lições apresentadas. Agora o Espírito Santo iria ser o intérprete e o professor que lembraria e ensinaria o que Jesus tinha ensinado a eles.
João 14:25-26 Isto vos tenho dito, estando ainda convosco; 26 mas o Consolador, o Espírito Santo, a quem o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas e vos fará lembrar de tudo o que vos tenho dito.
V. O Espírito ensinaria coisas sobre as quais Jesus não teve oportunidade de falar por causa da incapacidade dos discípulos. Toda a verdade seria revelada aos Apóstolos, em ocasião posterior.
João 16:12-15.  Tenho ainda muito que vos dizer, mas vós não o podeis suportar agora; 13 quando vier, porém, o Espírito da verdade, ele vos guiará a toda a verdade; porque não falará por si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido e vos anunciará as coisas que hão de vir. 14 Ele me glorificará, porque há de receber do que é meu e vo-lo há de anunciar. 15 Tudo quanto o Pai tem é meu; por isso é que vos disse que há de receber do que é meu e vo-lo há de anunciar.
VI. A autoridade com que ensinavam era a mesma autoridade de Jesus porque Jesus lhes deu esta autoridade e os ensinos deles eram os ensinos do Espírito Santo de Deus.

Mt 18:18  Em verdade vos digo que tudo o que ligardes na terra terá sido ligado nos céus, e tudo o que desligardes na terra terá sido desligado nos céus.

1 João 1:1-3 O que era desde o princípio, o que temos ouvido, o que temos visto com os nossos próprios olhos, o que contemplamos, e as nossas mãos apalparam, com respeito ao Verbo da vida 2 (e a vida se manifestou, e nós a temos visto, e dela damos testemunho, e vo-la anunciamos, a vida eterna, a qual estava com o Pai e nos foi manifestada), 3 o que temos visto e ouvido anunciamos também a vós outros, para que vós, igualmente, mantenhais comunhão conosco. Ora, a nossa comunhão é com o Pai e com seu Filho, Jesus Cristo.

1 João 4:1-6 Amados, não deis crédito a qualquer espírito; antes, provai os espíritos se procedem de Deus, porque muitos falsos profetas têm saído pelo mundo fora. 2 Nisto reconheceis o Espírito de Deus: todo espírito que confessa que Jesus Cristo veio em carne é de Deus; 3 e todo espírito que não confessa a Jesus não procede de Deus; pelo contrário, este é o espírito do anticristo, a respeito do qual tendes ouvido que vem e, presentemente, já está no mundo. ... 6 Nós somos de Deus; aquele que conhece a Deus nos ouve; aquele que não é da parte de Deus não nos ouve. Nisto reconhecemos o espírito da verdade e o espírito do erro.

1 Coríntios 12:3 Por isso, vos faço compreender que ninguém que fala pelo Espírito de Deus afirma: Anátema, Jesus! Por outro lado, ninguém pode dizer: Senhor Jesus!, senão pelo Espírito Santo.

1 Coríntios 14:37-38 Se alguém se considera profeta ou espiritual, reconheça ser mandamento do Senhor o que vos escrevo. 38 E, se alguém o ignorar, será ignorado.
A atuação do Espírito Santo no Milênio:
O Espírito Santo será derramado sobre toda carne para habitar, encher e ensinar (Jeremias 31.33-34; Joel 2.28-32; Ezequiel 36.25-31). Notamos que a profecia de Joel será finalmente cumprida literalmente, pois apenas uma parte fora cumprida no Dia de Pentecostes.

A obra do Espírito Santo será mais abundante e terá uma manifestação muito maior na era milenar do que em qualquer outra época. Portanto a plenitude do Espírito Santo será comum nesta era (Isaías 32.15; 44.3; Ezequiel 39.29; Joel 2.28-29).

O cristão será, portanto, habitado pelo Espírito Santo da mesma forma como este é hoje (Ezequiel 36.27; 37.14; Jeremias 31.33).

O Espírito Santo, em cada livro da bíblia.

          
Gn – O incubador de vida
Ex- A inspiração de besaleel
Lv - O fogo do altar
Nm - Autor das profecias
Dt - A força de Moises
Js - Encorajador divino
Jz - O restaurador das nossas forças
Rt - O companheiro  inseparável
I e II Samuel - A lâmpada de Israel
I e II reis - O arrebatador
I e II crônicas - O fortalecedor
Esdras - O revificador dos cultos
Ne - O amante do seu  povo
Éster - O provedor da ultima hora
Jô - O amigo das horas incertas
Salmos - O alvo de Davi
Provérbios - A torre forte
Ecles - O consumado das vaidades
Cant - O viveiro hesbom
Isaias - O purificador de jerusalém
Jeremias - A Tocha viva que arde continuamente
Lam - O colecionador de lagrimas
Ezequiel - O autor das visões
Daniel - O  mestre das visões
Oséias - O perdoado infalível
Joel - O autor do fervor espiritual
Amós - O autor continuo
Obadias - O arrebatador das alturas
Jonas - O que anima os evangelista
Miq - O orvalho de sião
Naum - O portador da espada flamejante
Hab - A salvação de seu povo
Sof - O provedor da verdade
Ageu - A gloria da ultima casa
Zac - O quebrantador de Israel
Mal - O que reveste Elias

Mt - a testemunha infalível
Mc - A unção do messias
Lc - A resposta do alto
Jo - O parancleto divino
At - O telegrama sobrenatural
Rm - O grande ressuscitador
I e II Cor - O distribuidor dos dons
Gal - O superior a lei
Ef – O selo celeste
Filip - A paixão dos preparadores
Col - O arauto dos tesouros oculto
I e II tess - O que detem o anticristo
I e II timóteo - O quarda do bom deposito
Tit - O quia da igreja
Fil - O conselho fiel
Heb - O arauto da redenção
Tg - O preservador da coroa de glória
I e II ped - O inspirador insubstituível
I , II , III  João – O grande testificador
Judas - O locutor divino
Apoc - O conclador initerruptor


























Ev: Carlos Nascimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário